quarta-feira, 7 de abril de 2010

Abordagem Centrada na Pessoa


Um pouco sobre a ACP - Abordagem Centrada na Pessoa

A ACP trabalha sobre 3 fundamentos, Conheça um pouco sobre o que Rogers fala sobre eles.

Empatia ( Ser capaz de se colocar no lugar do outro) Uma das últimas definições de Rogers está no livro "A Pessoa como Centro". Ela diz que:


"A maneira de ser em relação a outra pessoa denominada empática tem várias facetas. Significa penetrar no mundo perceptual do outro e sentir-se totalmente à vontade dentro dele. Requer sensibilidade constante para com as mudanças que se verificam nesta pessoa em relação aos significados que ela percebe, ao medo, à raiva, à ternura, à confusão ou ao que quer que ele/ela esteja vivenciando. Significa viver temporariamente sua vida, mover-se delicadamente dentro dela sem julgar, perceber os significados que ele/ela quase não percebe, tudo isto sem tentar revelar sentimentos dos quais a pessoa não tem consciência, pois isto poderia ser muito ameaçador. Implica em transmitir a maneira como você sente o mundo dele/dela à medida que examina sem viés e sem medo os aspectos que a pessoa teme. Significa frequentemente avaliar com ele/ela a precisão do que sentimos e nos guiarmos pelas respostas obtidas. Passamos a ser um companheiro confiante dessa pessoa pessoa em seu mundo interior. Mostrando os possíveis significados presentes no fluxo de suas vivênciais, ajudamos a pessoa a focalizar esta modalidade útil de ponto de referência, a vivenciar os significados de forma mais plena e a progredir nesta vivência.

Estar com o outro desta maneira significa deixar de lado, neste momento, nossos próprios pontos de vista e valores, para entrar no mundo do outro sem preconceitos."

Validação positiva incondicional ou Aceitação incondicional ( Não apresentar nenhum julgamento) Aceitar incondicionalmente o outro é reconhecer e confirmar esta subjetividade tão frequentemente massacrada, sua singularidade, sua autonomia e seu ponto de vista fenomenal, em sua relação comigo.

Congruência ( Entender o que é do Psicólogo e devolver a medida que isso for lhe ser útil) Rogers, no livro "De Pessoa para Pessoa", assim define congruência:

"Em primeiro lugar, a minha hipótese é que o crescimento pessoal é facilitado quando o Psicólogo é que é, quando na relação com o cliente é autêntico, sem 'máscara' ou fachada, e apresenta abertamente os sentimentos e atitudes que nele surgem naquele momento. Empregamos a palavra 'congruência' para tentar descrever esta condição. Com ela queremos dizer que os sentimentos que o conselheiro está vivenciando são acessíveis à sua consciência, que é capaz de viver estes sentimentos, senti-los na relação e capaz de comunicá-los, se isso for adequado. Significa que entra num encontro pessoal direto com o cliente, encontrando-o de pessoa para pessoa. Significa que é ele que não se nega. Ninguém atinge totalmente esta condição; contudo, quanto mais o terapeuta é capaz de ouvir e aceitar o que ocorre em seu íntimo, e quanto mais é capaz de, sem medo, ser a complexidade de seus sentimentos, maior é o grau de sua congruência.".

Até a próxima
Cinthya Roberta Conte