quarta-feira, 24 de março de 2010

O medo reside no passado!!!

Uma questão que aponta para o medo é a falta de confiança em si próprio.
Quando o ser humano vive uma vida, ou parte dela, desconfiado, do outro, do destino, dos amigos, dos colegas de trabalho e ainda não acredita em si, ele tende a viver dias e momentos de muita angústia. 

Como essa angústia é dolorida demais para ser tratada no dia a dia, ela aos poucos vai dando lugar à grandes preocupações.

Neste caso não estou falando das preocupações naturais que um individuo equilibrado tem, mas sim, preocupações exacerbada com relação ao futuro. Muitas vezes paralisando o indivíduo no seu processo de amadurecimento.

Por sentir a dor do passado tão presente, ele perde o referencial, e o medo do futuro se torna quase insustentável.

Logo, essa pessoa, não mais consegue relaxar, brincar ou mesmo ter uma vida leve e gostosa, tudo passa a ser extremamente pesado e sem graça. 

Não é raro esse ser humano querer controlar tudo que está ao seu redor. Desde a limpeza do lugar onde mora ou trabalha, sua saúde até a forma de viver das pessoas que o rodeiam.

Não percebe que o único antídoto de exterminar o medo é encará-lo de frente, "talvez" chorar as muitas dores do passado, para matar os bichos que ele ainda trás para o presente e que ficam imensos quando vislumbra para si um futuro.

Só assim o passado poderá ficar no lugar dele (no passado), dando espaço para que o presente seja agradável e o futuro um lugar cheio de surpresas a serem desvendadas.

Claro que nem todas serão boas, mas dessa forma o indivíduo já se verá muito mais fortalecido e o novo não mais se apresentará como algo tão assustador.

Quando a pessoa da conta que seus medos não estão no futuro, mas residem no passado, ela torna-se capaz de libertar-se das suas imaginações e inicia um processo de cura percebendo que estava apavorada com ursos de pelúcia.
                                                                                                 Cinthya Roberta Conte
Até a próxima

2 comentários:

  1. As vezes os fantasmas do passado nos assusta,ficamos paralizados tentando achar uma saida e qdo. a encontramos nos sentimos realizados.
    Tem uma frase de Paul Sarte que diz:
    Não importa o que o passado fez de mim.
    Importa é o que farei com que o passado fez de mim.
    Mamy´s

    ResponderExcluir
  2. Olá Cinthya,
    Estava fazendo um trabalho da faculdade, quado resolvi ler algo sobre psicologia, na Internet, e encontrei este endereço.
    Quero te dizer que este artigo, descreveu como estou me sentindo. Para você entender melhor..., acabei com um casamento de oito anos, com um alcoólatra, pareço ter saído dele, destruída. Não quero demonstrar isso às pessoas, mas às vezes, não consigo disfarçar.
    Coincidentemente, conversei hoje, com a minha professora de psicologia sobre esta minha nova situação, e a conversa me ajudou muito. Para completar, li o seu artigo, que me ajudou a entender o que está acontecendo comigo.
    Parabéns pelo seu belo trabalho!!
    Sucesso e muita paz no coração.

    Carla

    ResponderExcluir